sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

VIM, VIR, VER ou VIER? NÃO ERRE MAIS!

Eu já estava doido querendo escrever algo sobre estes danados verbos VER e VIR, que sempre nos confundem diariamente, principalmente na conjugação do Futuro do Subjuntivo. Ok, vamos ser menos técnicos! =P

Na época de colégio, eu aprendi que o Futuro do Subjuntivo é aquele tempo que a gente conjuga com o “Quando”. Vamos facilitar com alguns exemplos:

“Quando eles viajarem, eu ficarei sozinho.”
                             Ou
“Daremos uma festa quando completarmos 30 anos.”

E é aí que a galera se atrapalha com o VER e o VIR.

O que costumamos ver por aí: “Quando você VER o José, diga que estou com saudades”. O correto seria: “Quando você VIR o José, diga que estou com saudades”.

A conjugação VIER é para o Futuro do Subjuntivo do verbo VIR. Ex: “Se ela vier, eu fico”. Jamais diga ou escreva “Se ela VIR, eu fico” ou pior: “Se ela VIM, eu fico”. #morri

Outro erro grave é usar a forma VIM, que seria o pretérito perfeito de VIR, no lugar do verbo que deveria estar no infinitivo. Assim: “Você vai VIM mesmo?”. É de doer. Nem preciso dizer que o correto seria “Você vai VIR mesmo?”.

Quer saber todas as conjugações de algum verbo? Clica AQUI.

Um beijo e ótimo final de semana!

74 comentários:

  1. Muito bom!!!!
    Uaaauu, arrasou!
    Bjs...
    http://escritoradrikkk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adriana! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs

      Excluir
    2. Gostei do blog, e graças a Deus este erro eu não cometo ;). Entretanto, estou em dúvida quanto à concordância verbal do verbo ´vir´. Por exemplo na frase ´a mesma deverá acontecer independente de quem venha a assumir´ ou ´quem venha assumir´? Desde já agradeço!

      Excluir
    3. Olá, Wandrianne! Nesse caso a regência do verbo 'vir' pede a preposição 'a'. Portanto, o correto de acordo com a norma culta seria 'venha a assumir'. Um abraço!

      Excluir
    4. Show de bola! Continue o ótimo trabalho.

      Excluir
    5. Obrigado, Nilton! Volte sempre! Abs ;)

      Excluir
    6. Se vc vir o José... É o correto, mas também não deixa de soar estranho.Talvez seja esse o motivo de tanta dúvida. kkk Parabéns pela sua boa vontade Vinícius! Abç.

      Excluir
    7. Você virá mesmo? É muito melhor que "você vai vir". Uma construção complicada embora correta. Abraço, ótimo artigo!

      Excluir
    8. Excente, mas o exemplo com o nome saudade pluralizado foge ao padrao da lingua.

      Excluir
  2. Cara, muito obrigado mesmo, eu vivo me confundindo com essas coisas. Português é uma chatice!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Português não é uma chatice
      brasiguês é que será uma chatice, é só ver como escreve e fala o brasileiro

      Excluir
    2. "?..é só vir como escreve..." não seria isso?

      Excluir
    3. Oi Mila! Acho que usa boa dica para perceber a conjugação certa do verbo é substituí-lo por outro. Nesse caso, se colocarmos o verbo "pensar", veja que ele permanece no infinitivo. Assim, a frase correta. ;) Espero ter ajudado.

      Excluir
    4. Às ordens, LexLuthor! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigado, VanuhMaria! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigado, Maria! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs

      Excluir
  5. Respostas
    1. Que bom que gostou, Daiane! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs

      Excluir
  6. Mandou muito bem...Muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha curtido, Marinheiro! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs

      Excluir
  7. oi Vinicios

    vc pode me responder se esta certo dizer: quando você VIER vamos fazer tal coisa... se nao tiver qual seria a conjugação certa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ariana! Está corretíssima sua frase! O verbo em questão é o VIR e deve ser conjugado como VIER na 3a pessoa do singular do Futuro do Subjuntivo. Espero ter ajudado! Volte sempre! Abs

      Excluir
  8. Nossa, muito bom.
    Adorei as dicas, sempre caio nessas armadilhas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às ordens! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs

      Excluir
  9. Respostas
    1. Que bom que gostou! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs

      Excluir
  10. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Dani! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs

      Excluir
  11. Respostas
    1. Que bom que gostou, Patricia! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs

      Excluir
  12. Mas convenhamos que até o "vai vir" deve ser evitado, como qualquer outra repetição de palavras. Usa-se duas vezes o verbo ir nesse caso. Eu sempre corrijo meus alunos nessas conjugações que você de modo sucinto esclareceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giselle! No caso, o uso da locução "vai vir" não é gramaticalmente incorreto, pois se trata de 2 verbos distintos, o "ir" e o "vir". Esse uso já está consolidado na nossa língua e na norma culta pode ser substituído pela forma "virá", bem mais simples, né? Obrigado pela visita e volte sempre! Abs

      Excluir
  13. Oi Professor Vinícius!!! Ainda estou com uma dúvida e agradeceria se pudesse me ajudar! Estudo para concurso, área jurídica. Imprimi várias conjugações de verbos, como ver e vir, mas ontem comecei a ler um livro que começava assim:" Quando vir me encontrar, você..." AFINAL, o correto é quando (você) VIR ou VIER me encontrar?? Pq pelo o que entendi esse VIR é a conjugação do verbo VER e como fica a conjugação do "você" no verbo VIR ?? Quando (você) VIR ou quando vier???

    DESDE já agradeço MUITOOOOO a explicação!!!!

    Grata!
    Karyne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karynne! Tudo bem? Acho que já te respondi essa dúvida por e-mail, né? O correto é VIER mesmo, pois trata-se do Futuro do Subjuntivo, 3a pessoa do singular. Estou retomando o blog essa semana, em breve novas dicas por aqui! Volte sempre! Abs

      Excluir
  14. PS: Nem sei como consegui postar pq minha senha dava inválida há séculos e pelo visto comecei 2016 ativando minha memória remota rs e lembrando a bendita senha que há uns 2 anos eu não conseguia acessar!!! E trata-se de um gmail que nem uso, e por isso possivelmente não saberei caso o sr responda! Poderia por obséquio encaminhar sua digníssima resposta para meu email please? karynneabutelli@hotmail.com TY!!!! Mtooo obrigada e Bom 2016 para todos nós!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karynne! Acho que te mandei no email na época, né? hehe. Grande abraço e bons estudos!

      Excluir
  15. Respostas
    1. Obrigado, Marcia! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs

      Excluir
  16. Excelente explicação.
    Parabéns professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Jéssica! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs

      Excluir
  17. Olá , gostaria de saber se a seguinte frase está correta "Quando nós veremos novamente?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafaela! Nesse caso o verbo 'ver' está funcionando como um verbo recíproco e por isso faltou o pronome 'nos'. Assim, o correto de acordo com a norma culta seria "quando nós nos veremos novamente?". Espero ter ajudado! Um abraço ;)

      Excluir
  18. O correto seria: “Quando você VIR o José, diga que estou com saudades”. ?? que eh isso, professor, nessa vc errou. VIR ?? o jose nao esta vindo ou indo pra lado nenhum, sou eu que vou VER o jose, no sentido de enxergar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joe! Parece estranho, mas é isso mesmo! A forma correta do verbo VER, nesse caso, é VIR, pois estamos falando do Futuro do Subjuntivo. Ainda não está convencido? Joga o verbo VIR no www.conjugador.com.br e depois me fala! hehehe. Grande abraço e volte sempre! ;)

      Excluir
  19. Ola! "Você vai VIR mesmo ?" É redundância. Também está errado. O correto é: "Você virá mesmo? Ou "Você vem mesmo?"
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde está o erro, visto que ir e vir são verbos diferentes?

      Excluir
    2. Oi, Natalia! O uso da locução "vai vir" não é gramaticalmente incorreto e já está consolidado na nossa língua. Na norma culta, ela pode ser substituída pela forma "virá", bem mais simples, né? Obrigado pela visita e volte sempre! Abs

      Excluir
  20. Não lembro de ter aprendido isso no colégio, lembrando que estou no 1º ano do ensino médio. Em que série você aprendeu sobre verbos, como você disse ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Crazy! Não me lembro em que ano aprendi isso, mas com certeza você não é o único que não teve essa oportunidade. Continue acessando o blog que vem novidade por aí! Abs

      Excluir
  21. Muito bom. Tirei a minha dúvida rapidinho.

    ResponderExcluir
  22. Ótimo o seu blog, professor! Sou revisora e fiquei em dúvida neste trecho extraído de Gênesis (32:11) em um texto: "... porque tenho medo que ele venha nos atacar, tanto a mim como às mães e às crianças". O correto não é: "... que ele venha A nos atacar, tanto EU como AS mães e AS crianças" (já que o verbo "atacar" nesse caso, acredito, é transitivo direto? Muito obrigada! Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise!

      Eu entendo que vir + infinitivo e vir + a + infinitivo são construções de valor semântico distinto. Ex: João veio comprar uma bola (existe um deslocamento); João veio a comprar uma bola (ele acabou comprando uma bola - não há deslocamento, tem um sentido “terminativo”). Ambas estão, portanto, corretas.

      Quanto ao verbo atacar, você tem razão, ele é transitivo direto. Esse exemplo que você citou é um caso de objeto direto preposicionado, isto é, aquele que complementa um verbo transitivo direto e, mesmo assim, vem precedido por preposição.

      A preposição “a” nesse caso é facultativa. Lembra-se da construção “Amar a Deus sobre todas as coisas”? É mais um exemplo de objeto direto preposicionado e que é bastante comum em passagens religiosas, como a que você mencionou. Pode-se dizer que é mais uma questão de estilo mesmo! ;)

      Espero ter ajudado! Volte sempre! Abs

      Excluir
  23. Quando vierem a cidade ?
    Está correto?

    ResponderExcluir
  24. Bom dia!
    O correto é:
    Pode vier me buscar ou
    Pode vir me buscar

    ResponderExcluir
  25. "Pode vir me buscar" sem dúvida! Ótimo dia para você também! ;)

    ResponderExcluir